Seguidores

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

SANTIFICAÇÃO  CAMINHO PARA SE CHEGAR  MAIS PERTO DE DEUS

Js.3.1-17 (destaque p/o v.5)

O conceito bíblico para santificação dá ênfase à “separação para uso exclusivo de Deus” (cf. Gn. 2.3  Deus separa o 7° dia). Implicava na purificação tanto do corpo como da alma. A santificação não significa que o crente deva tornar-se um “santo” no sentido divino da palavra, mas, tão somente quer dizer daquele processo contínuo de, ao fazer a vontade de Deus, ir-se aproximando d'Ele mais e mais pelo constante aconchego da comunhão.

A IMPORTÂNCIA DA SANTIFICAÇÃO No processo de santificação há uma necessidade de contrastar-se entre Deus e as coisas que Ele criou. Na gênese de todas as coisas Deus pronuncia seu “muito bom” sobre  o homem. Isto significa dizer que o ser criado a sua imagem e semelhança tinha a aprovação do seu criador. Eis a razão pela qual Deus requer nossa devoção a Ele acima de tudo. Em Deuteronômios 6.14-15, o Senhor Jeová reclama essa exclusividade. Requer também uma separação para Ele, conforme se lê no v.5, exigindo com isto uma entrega total e irrestrita. O “santificaivos” de Deus é condição formal para se obter as maravilhas prometidas por Ele. É o que leva o Apóstolo Paulo a escrever aos romanos o que se lê no cap. 12.1-2, insistindo na apresentação do corpo santificado como sacrifício ao Senhor. Deus requer ainda uma purificação moral e espiritual. Isto é de sua exclusiva vontade(I Ts.4.3)

O BENEFÍCIO DA SANTIFICAÇÃO Um dos grandes  benefícios da santificação é a certeza de poder experimentar as maravilhas da graça de Deus. Ao povo sob o comando de Josué é exigida uma santificação imediata: Santificaivos(hoje) porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós. É como se dissermos com isto que ao crente é dado o grande e inenarrável privilégio de contemplar a face Senhor. A santificação é nomeada por Paulo, o Apóstolo como uma das condições para isto. Ele diz:: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Conclusão Como a santificação é um processo na vida do crente, ela começa exatamente no dia em que este, convencido de seus pecados, passa a compreender as coisas espirituais, inicia uma caminhada rumo à vida eterna. Não se chega à plena santificação nesta vida, pois, como já dito, ela é um processo. E, neste processo o crente está buscando dia a dia aproximar-se do seu Deus. A santificação, portanto, terá sua plenitude diante de Deus, no último dia

Rev. Nadir S.Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário