Por LAÈLIA TAYANE
A língua portuguesa define Gíria como um dialeto linguístico que apresenta um vocábulo especifico criado por um grupo social, geralmente, jovem que o distingue da língua padrão. Observe a conversa dos adolescentes com idades entre 13 e 17 anos que não economizam em gírias, num código indecifrável
-E ai, tru? Belê?
-Sussu...
-Vô no meu goma. Ta na fita?
-Sepá eu vou lá.
-cola lá. Falou?
VOCÊ ENTENDEU AGUMA COISA? Acredito que não.
Trata-se de um dialogo entre amigos, um convida o outro para ir a sua casa. O que foi convidado diz que talvez vá, mas não tem certeza o outro reafirma o convite e despede-se.
A gíria virou uma tendência do mundo moderno, e a maior prova que os valores estão mudando para pior. A utilização de Gíria tira o espaço do, por favor, por gentileza, obrigado, permita-me se possível, essas palavras tem desaparecido do vocabulário dos Brasileiros incluindo os servos do Senhor.
A palavra de Deus nos afirma que somos EMBAIXADORES. "De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. "(2 coríntios 5. 20)
Embaixador é o representante mais elevado de um país em outro. Somos embaixadores de Deus, portanto não podemos falar o que vier a boca, muito menos uma linguagem totalmente mundana e indecifrável, como filhos de Deus devemos falar como o nosso Pai fala, na bíblia você ver uma linguagem totalmente culta e dentro dos padrões da língua portuguesa, não esquecendo também que um embaixador só fala aquilo que lhe é mandado (ordenado) falar. O texto de 2 coríntios citado acima, nos afirma que devemos falar para reconciliar o mundo com Deus, por isso antes de falar é necessário existir a Pergunta, O que eu vou comentar vai edificar? Se a tua respostas for não então melhor que fique calado “ O que guarda a boca conserva a sua Alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína"(provérbios 13. 3) leia também 2 Timóteo 2.16.
Devemos evitar não só as gírias mais também comentários maliciosos, lembrando sempre que da mesma fonte não pode sair águas doces e salgadas, ...como embaixadores devemos saber falar com sabedoria.
Sabedoria??? Tudo bem vamos La!!! Sabedoria é habilidade de aplicar conhecimentos adquiridos.
Uma pessoa que fala bem um verdadeiro embaixador é cura para o mundo enfermo,. Lá em provérbios 13.17 diz ”O mau mensageiro se precipita no mal, mas o embaixador Fiel é medicina” que alegria pensar que VOCÊ e EU somos saúde para um povo enfermo, não deixe que esses vícios de linguagem, que esse dialeto de baixo calão, tire de você a possibilidade de ser saúde para alguém, fale com clareza com virtude e acima de tudo, com muito respeito e educação buscando sempre direção de Deus, só assim você verá grandes mudanças nessa nossa sociedade doente
QUE CRISTO VOS ABENÇOE
Nenhum comentário:
Postar um comentário