Seguidores

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Auto-Estima? Mandamento pra amar a si Mesmo?

PAZ AMADOS...!!!
Publiquei nesse blogger um artigo da Kátia Xavier intitulado Auto-ajuda ou ajuda do alto? Também encontrei um estudo bíblico e queria descobrir quem o escreveu intitulado Auto-estima Para Cristãos. Esses dois textos serviram de inspiração para escrever que não existe Nenhum mandamento para Amar a si Próprio.
A baixa auto estima conduz a sérios problemas na vida? A Bíblia incentiva a auto-estima? O que A Bíblia diz?
Tudo começou no terceiro capítulo de Gênesis. Inicialmente, Adão e Eva tinham consciência de Deus, consciência um do Outro, das coisas `sua volta e não de si próprios. A percepção de si mesmo era incidental e secundária na sua focalização em Deus e um no outro.Adão compreendia que Eva era osso dos seus ossos e carne da sua carne, mas não estava consciente de si. O ego não era problema até a queda.
Comer da árvore do conhecimento do bem e do mal não trouxe a sabedoria divina. Resultou sim, em culpa, medo e na separação de Deus.O fruto do conhecimento Gerou o ego pecaminoso representado pelo amor-próprio,auto-estima, auto-aceitação,autojustificação, hipocrisia, auto-realização e outras formas de autofocalização e egocentrismo.
 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei que de mim, porque sou manso e humilde de coração; e acharei descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mt 11. 28-30)
Este é um convite para deixarmos o nosso próprio caminho, submetendo-nos a um jugo de humildade e servidão num relacionamento de aprendizado e Vida
Jesus não ordena que amemos a nós mesmos, mas que amemos a Deus e ao Próximo. Ao invés de promover o amor-próprio como a base para amarmos os outros, a Bíblia diz que o amor de Deus é a fonte verdadeira.  Quando Jesus convida seus discípulos a negarem a si próprios e tomarem sobre si o Seu jugo e a sua cruz, Ele os conclama a um amor que doa a si mesmo, não e um amor que satisfaz a si mesmo.

Cristão deve ter O AMOR Bíblico.
Jesus convida as Seus para um relacionamento de amor com Ele e de um para com o outro. A alegria dos Seus deve ser encontrada Nele, não em si mesmos. O Amor vem se Seu amor por eles. Assim como o amor deles, de um para com o outro, não vem do amor-próprio e da auto-estima, tampouco aumentar a auto-estima.A ênfase esta em Cristo a ponto de sofrer e segui-lo  até a Cruz.Somente através da semântica forcada, da lógica violenta e da exegese ultrajada alguém pode querer demonstrar que  a auto-estima é bíblica ou mesmo parte da tradição ou do ensino da igreja.
O foco do amor na Bíblia é para cima e para fora ao invés de ser para dentro. O amor é tanto uma atitude como uma ação de uma pessoa para com a outra. Embora o  possa incluir sentimentos e  emoções, ele é essencialmente uma ação determinada pela vontade para a glória de Deus e para o bem dos outros. Assim quando Jesus disse:
 “Amarás, pois o Senhor de todo teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda tua força (Mc 12. 31)
Ele quis explicar que todo nosso ser deve estar comprometido a amar e, portanto, agradar a Deus. O amor a Deus é expresso com um coração agradecido e determinado a fazer o que agrada a Ele de acordo com o que está revelado na Bíblia. Não se trata de um tipo de Obediência mecânica, mas de um desejo voluntário concordando que Deus é a fonte e o padrão de tudo que é certo e bom.
A segunda ordem é uma expressão ou extensão da primeira:
 “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mc 12.31)
João acrescentou detalhadamente a respeito. Ele descreveu a sequência do amor. Em contraste com os mestres do amor-próprio, que dizem que as pessoas não podem amar a Deus e aos outros até que amem a si mesmas, João diz que o amor começa em Deus e, estão, se estende aos outros:
 “Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser: Amo a Deus, e Odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu, aquém vÊ, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos da parte dele, este mandamento, que aquela que amo a Deus ame também a seu Irmão (1 Jo 4. 19-21)

DEUS NOS AMOU PRIMEIRO OQUE NOS CAPACITA A AMA-LO, O QUE SE EXPRESSA, ESTÃO, EM AMAR UNS AOS OUTROS.

“ Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mt 22.40)

A psicologia humana é algo que sempre me intrigou, já li muitos livros de auto-ajuda e de psicólogos(as) conceituados(as) em busca de respostas lógicas sobre auto-estima, inclusive tenho uma certa experiência em levanta a baixo auto-estima de mulheres com apenas algumas palavras, e quero que saibam que a auto-estima é passageira assim como tudo que existe sobre a terra, se você está lendo esse texto e tem baixa auto-estima tenho uma notícia boa pra te contar, você é completamente normal! Porque afinal de contas! Você e Eu somos seres humanos imperfeitos.


E lembre-se sempre “O Amor tem uma fonte, Deus, se você se afasta da fonte automaticamente perde sua capacidade de Amar “Laélia Tayane

Ufaaaaaaaaaaa!!! Acabei

6 comentários:

  1. Oi flor....
    Tudo bem ......
    vim visitar seu cantinho..amei tudo aqui .
    Que Deus abençoe seu trabalho cada dia mais viu....
    já to seguindo seu blog...
    bju
    Qualquer coisa que precisar é só falar viu..
    God Bless You =D

    ResponderExcluir
  2. Any obrigada pela força, que Deus continue te abênçoando também, Há e muito obrigada pelo convite de verdade
    Bjs lia

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia que ótimo que você gostou do meu texto...Fico muito feliz mesmo...
    Quanto ao uso no seu face eu autorizo, mediante seu compromisso de colocar a fonte e o meu nome como autora, certo ?!
    E de nada viu... qualquer coisa é só falar mesmo rs,

    Bjusss
    Anicely Sabará



    Ps.: me add no Face =D =>http://www.facebook.com/AnicelySabara

    ResponderExcluir
  4. =) eu já postei, e deio papite de visitarem o teu blogger, otexto é realmente muito bom meus parabéns.

    Já estás adss...

    ResponderExcluir
  5. olá! Estou lhe seguindo, Que Deus continue lhe abençoando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. OLÁ MISSIONÁRIA, SEJA BEM VINDA, QUE O PAPAI CONTINUE TE ABÊNÇOANDO!!!

    :)
    =) |LIA |
    ;)

    ResponderExcluir