Seguidores

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Evangelho no estilo brasileiro de ser


Por Robson Moreira "Amigo da UBS"





Quando era pequeno adorava ler e lia de tudo realmente. Um dos personagens que mais me chamava atenção nas historias em quadrinhos era o Zé Carioca! Interessante que naquele tempo ria de suas trapaças e achava engraçado, mas hoje percebo que infelizmente ele é o espelho que reflete muito bem o caráter cultural da nossa sociedade. Será que vocês já ouviram a expressão: O jeitinho brasileiro de ser? Se já ouviram isso compreendem o que pretendo falar nesse post (...)




É triste se constatar que o evangelho no Brasil, mesmo importando tantos modismos e heresias gringas, também faça uso das mazelas nacionais. Percebo isso não apenas quando o assunto é ofertar, e a máxima, chavão tão consagrado em nosso meio, volta à tona: "Aquilo que você ofertar, Deus lhe restituirá em dobro", ao que se segue com o grupo de louvor entoando vorazmente: "Restitui! Eu quero de volta o que é meu..."


Não! Já não basta-nos o simples prazer e privilégio de ir à Casa do Senhor adorá-lO pela Sua misericórdia e bondade. É preciso algo mais... um motivo "maior". Na busca ou na invenção de tal motivo, ouve-se de tudo:


"Venha para a Casa do Senhor, pois Ele tem uma bênção para você!"


"Vamos trabalhar para Jesus, irmãos, pois nossa obra tem uma recompensa!"


"E para você que é parceiro fiel de nosso ministério, vamos fazer uma oração forte..."


Perceba que na maioria dos exemplos acima há certa verdade, mas que pode ser sutilmente adulterada sob a pretensão de fé, "Um capitalismo disfarçado de fé".


Porém, a sutileza vem à tona e se desfaz quando vemos uma igreja que precisa justificar toda a sua adoração. Espera-se ansiosamente até que o pregador fale algo "positivo" para que se dê um brado de vitória. Os testemunhos de prosperidade vêm para atestar o bom investimento no Reino. Há ainda a garantia do retorno de todo o seu empenho quando canta-se: "Eu não morrerei enquanto o Senhor não cumprir em mim todos os sonhos que Ele mesmo sonhou pra mim".


Fico imaginando o que seria de Nínive se Deus não se arrependesse da promessa que fez pela boca de Jonas depois de sentenciá-la... ou dos israelitas que morreram no deserto e não entraram na terra prometida... e de todos os heróis do capítulo 11 de Hebreus que "viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido" (v. 13). Bom, talvez o Rei Ezequias tenha cantado essa música depois que o Senhor mudou de ideia quanto à data da sua morte (II Re. 20).


Sim, eu creio que Deus é fiel, e sei que mesmo eu sendo infiel, Ele permanece assim. Porém, creio que Ele é Deus e se decidir não cumprir algo que tenha me prometido, quem exigirá dele alguma explicação? Philip Yancey diz que explicações de Deus para nós é como tentar explicar a teoria da relatividade a alguém que não sabe o que é um átomo.


Não, Deus não é mentiroso. O que promete, cumpre. Mas preciso entender que Ele cumpre por amor à Sua palavra, e que não há qualquer garantia de vida enquanto Deus não cumprir, fosse assim, daria pra saber mais ou menos a data de nosso próprio velório, não é!? (rs).


O verdadeiro adorador não precisa de "incentivos" para adorar. Não me importa se o dia da minha vitória é hoje, pois "Deus marcou na agenda e não passa de hoje, não!" - minha adoração independe disso. Eu não preciso de mais uma pílula de ânimo de "eu sei que chegará minha vez". Também não quero fechar os olhos para os perdidos cantando: "Ainda bem que eu vou morar no céu" enquanto eles caminham a passos largos pro inferno.


Enfim, cansei de ser o queridinho de Jesus! Basta-me ser reconhecido como filho, mesmo tendo sido adotado. Que alegria ser co-herdeiro das bênçãos de Deus por Seu filho Jesus. Que privilégio poder chamá-lo de Abba! Toda glória seja Àquele que está guardando meu galardão. Pra mim, bastaria abraçá-lo.


No amor de Cristo sem jeitinhos,

2 comentários:

  1. Bendiciones, les visito de El Salvador, desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
    MI TESTIMONIO PARA LA GLORIA DE DIOS

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso texto, todo mundo no fundo te um jeitinho brasileiro de ser, mais quem é crente tem que ser diferente, tem que seguir o jeito de Jesus, Laélia lá no blog tem post novo se quiser dá uma passadinha lá é só clicar no link abaixo, te desejo um ótimo dia e fique com Deus beijos no seu coração.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/2012/11/plasticos-o-poluidor-dos-mares.html

    ResponderExcluir