Seguidores

sábado, 1 de junho de 2013

O comportamento sexual moderno 1Tessalonicenses 4: 1-8




Uma das causas da desintegração da família
 é, sem dúvida alguma, o atual comportamento sexual pregado pela mídia que, de maneira avassaladora,
tem tomado conta dos lares nesta virada de século.
É comum encontrarmos pais frustrados, filhos
revoltados e famílias divididas por causa
de problemas de natureza sexual.

Quais as orientações que a Bíblia tem a dar  sobre este assunto?
I - OS PARÂMETROS BÍBLICOS
PARA O RELACIONAMENTO SEXUAL
Deus criou os seres humanos dotados de sexualidade. E estabeleceu o matrimônio para que, dentro dele, os casais pudessem cultivar as relações sexuais, Gn. 2: 24; Hb. 13: 4; 1Co. 7: 1-5. Mas, a sociedade tem voltado as costas à Palavra de Deus e ao bom senso. Que problemas isso ocasiona?
1) O relacionamento sexual antes do casamento. Em nome de uma liberdade de consciência, jovens e adolescentes são convidados a praticar sexo sem temores. Contudo, esse envolvimento precoce pode trazer sérios problemas, porque é uma relação que sempre procura satisfazer o próprio prazer. Mas, onde ficam os sentimentos ternos, sem os quais as relações sexuais não têm sentido?
Relações pré-nupciais podem gerar sentimentos de culpa, insegurança, dificultando o relacionamento harmonioso do casal posteriormente.
O hábito da relação pré-marital torna mais difícil manter a fidelidade dentro do casamento. A pessoa que não se disciplinar na prática da continência anterior ao casamento, achará difícil conter-se sexualmente nas ocasiões em que tal atitude possa tornar-se necessária dentro do casamento, por causa de enfermidade, viagens, gravidez ou por outros motivos.
Não existe anticoncepcional absolutamente eficiente, e o casal que se envolve nesse tipo de relação sempre corre o risco de gerar filho.  Isso sem contar que está exposto às doenças sexualmente transmissíveis.
2) O adultério. A infidelidade conjugal tem sido a causa da destruição de inúmeros lares, separação de casais, revolta de filhos, além de ser uma abominação ao Senhor, Pv. 7: 25-27; 1Co. 6: 15-19. O adultério leva aquele que o pratica a um caos moral, espiritual e até financeiro. Vêm a vergonha, o abalo emocional e a angústia. Veja Pv. 5: 3, 4.
As consequências espirituais do adultério são a separação de Deus, Is. 59: 1; Sl. 66: 8; o desânimo, Sl. 51: 12; a aplicação da justiça de Deus, Hb. 13: 4. Se não houver sincero arrependimento e volta para Deus, virá, então, a condenação eterna, 1Co. 6: 9.

II - DISTORÇÕES MORAIS
EM UMA SOCIEDADE SEM DEUS
No texto de Rm. 1: 24-32, o apóstolo Paulo escreve acerca de desvios de comportamento. Nos vv. 26 e 27, menciona o homossexualismo que, em conjunto com os pecados citados nos vv 29 a 31, está sob a condenação divina.
A realidade da situação exposta pelo apóstolo é tão clara em nossos dias que existem segmentos da sociedade que aceitam a união civil entre homossexuais. E não poucas pessoas, até mesmo com o nome de cristãos, interpretando a Bíblia a seu bel-prazer, tentam justificar tais pecados.  
Todavia, advertências seriíssimas são ignoradas, tais como, Lv. 18: 22; a história de Sodoma e Gomorra em Gn. 19: 1-38; e o próprio texto de Rm. 1: 24-32. Veja também o texto de 1Co. 7: 2.
 
Como lidar com essa situação?
·          Entender que há cura para o homossexual mediante um tratamento sério, confissão sincera e arrependimento verdadeiro, 1Co. 6: 11; 1Jo. 1: 9
·          Agir com o coração de Deus, que não ama o pecado, mas ama o pecador, restaurando-o.
·         Reconhecer que o homossexualismo é apenas mais um dos inúmeros atos reprovados pela justiça divina. Pecados tais como a injustiça social, o roubo, as impurezas, a desonestidade, etc, estão relacionados na mesma condenação, 1Co. 6: 9-11.
·         Procurar ajudar os que incorrerem em tais erros, através de aconselhamento, oração, levando-os a viver uma nova vida em Cristo Jesus, 2Co. 5: 17.
 
III - A FAMÍLIA DEVE PRECAVER-SE
Como devem proceder os pais na orientação dos filhos?
a) A educação sexual.  Os filhos precisam de encontrar em seus pais a resposta para seus dilemas através de uma conversa franca;
b) O cultivo da vida espiritual.  Nunca devem faltar no lar a oração, a comunhão, a leitura de bons livros, incentivo à participação aos cultos e, acima de tudo, a constante leitura da Bíblia, Sl. 119: 9;
c) Dizer “não” a tudo o que contraria as verdades de Deus, e não permitir que amigos que não conhecem a Bíblia doutrinem a família, Ef. 5: 11;
d) Fazer com que o lar seja um ambiente de felicidade e segurança, pois muitos filhos tentam compensar essa falta fazendo aquilo que é reprovável como uma expressão de revolta e rebeldia da sua parte.

Fonte:
Revista de Estudos Bíblicos Aleluia

2 comentários:

  1. Olá!!
    Gostaria de ganhar uma renda extra com seu blog trabalhando 1 hora por dia no seu computador?
    Não se trata de vendas e nem de indicar pessoas.
    Acesse nosso site http://ganhosweb.com ou envie email para suporte@ganhosweb.com

    ResponderExcluir
  2. Paz!
    Vim através do ENTRE BLOGS.
    Tudo bem com vc?


    Deus te ama tanto que lhe manda flores na primavera…
    sol todas as manhãs…
    ouve você nas suas dificuldades…
    ele poderia morar em qualquer lugar…
    mais escolheu o seu coração…

    Jesus é o SENHOR!!!

    ResponderExcluir